Embassy of Portugal in Cape Verde

Ministry of Foreign Affairs

Realização do Seminário “Coerência das Políticas para o Desenvolvimento: Resultados e Desafios Futuros”

Ontem, dia 19 de março, decorreu no Auditório da Biblioteca Nacional na Cidade da Praia o seminário “Coerência das Políticas para o Desenvolvimento: Resultados e Desafios Futuros” - atividade que colheu enquadramento no projeto Coerência das Políticas para o Desenvolvimento - o Desafio para uma Cidadania Ativa em Cabo Verde, que desde 2012 tem sido implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flor em estreita parceria com a Plataforma das ONG de Cabo Verde e que beneficiou do cofinanciamento da União Europeia e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Considerando que o projeto se encontra já na sua fase de conclusão, e tendo como pano de fundo o Ano Europeu do Desenvolvimento, o referido evento foi o palco para a apresentação e discussão pública dos resultados alcançados no contexto da operacionalização do projeto, entre os quais figuram os estudos de caso realizados sobre a coerência das políticas para o desenvolvimento em Cabo Verde nos domínios da Agricultura, Ambiente e Pescas. Do mesmo modo, procedeu-se à apresentação do Manual de Boas Práticas em matéria de CPD, produzido no contexto do projeto.

À luz da globalidade e complexidade que o tema encerra, o seminário contemplou ainda apresentações da Dra. Mónica Ferro, deputada à Assembleia da República Portuguesa, e da Dra. Ebba Dohlman, Conselheira Sénior do secretário-geral da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e Chefe da Unidade de Coerência das Políticas para o Desenvolvimento.

O evento contou, na sessão de abertura, com a intervenção do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Dr. Bernardo Homem de Lucena, do Chefe da Delegação da União Europeia em Cabo Verde, Embaixador José Manuel Pinto Teixeira, e do Secretário Executivo da Plataforma das ONG em Cabo Verde, Dr. Mário Moniz.

Acresce ainda realçar que, no passado dia 18 de março, proferiu a Dra. Mónica Ferro uma Aula Magna na Reitoria da Universidade de Cabo Verde que teve como tema “Coerência das Políticas para o Desenvolvimento: a Agenda Pós-2015”.

Orçado em cerca de 250.000 €, o projeto teve a duração de 36 meses e, no quadro da promoção da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento (CPD) a nível local, visou contribuir para a sensibilização, capacitação e mobilização da sociedade civil cabo-verdiana para uma maior monitorização da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) e do seu real impacto no desenvolvimento local.

Para mais informações sobre o seminário, por favor consulte:

Ficha do Projeto

Intervenção do Embaixador de Portugal

Intervenção Chefe Delegação UE em Cabo Verde, Embaixador José Manuel Pinto Teixeira

Apresentação Resultados Projeto

Apresentação do Manual de Boas Práticas

Apresentação Ebba Dohlman

Apresentação Mónica Ferro

 20150319 0950112

20150319 1013351

20150319 1024331

20150319 1140141

 

Share:
FacebookTwitterGoogle +E-mail