Embaixada de Portugal em Cabo Verde

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Assinatura Memorando de Intenções no domínio da Telemedicina

Ministra-Adjunta e da Saúde de Cabo Verde, Dra. Cristina Fontes Lima, e Administrador Executivo do Instituto Marquês de Valle Flor, Dr. Paulo Freitas, procederam, no passado dia 24 de março, à assinatura de um Memorando de Intenções que tem como objeto a elaboração e implementação de um Programa de Aperfeiçoamento e Melhoria do Sistema de Telemedicina, Consultas de Especialidade e Formação.

O referido Memorando de Intenções colhe enquadramento nos objetivos consagrados no Protocolo de Colaboração Técnica celebrado entre os Ministérios da Saúde de Portugal e Cabo Verde em dezembro de 2014, por ocasião da III Cimeira Luso-Cabo-verdiana e resulta do reconhecimento da ampla experiência que o IMVF tem vindo a adquirir no domínio da saúde, fruto das múltiplas intervenções que tem implementado em países da CPLP (como por exemplo, São Tomé e Príncipe) e que têm contribuído direta e positivamente para a melhoria significativa dos indicadores de saúde nos países de intervenção.

Nos termos acordados, o Memorando em apreço deverá, até ao final do 1º semestre de 2015, materializar-se num plano de ação que permita efetuar um upgrade do sistema de telemedicina que já se encontra em funcionamento e, por esta via, reforçar o papel que a telemedicina pode desempenhar na tomada de uma melhor decisão face à necessidade efetiva de evacuação, numa melhor orientação e programação dos casos e ainda, num mais próximo e melhor seguimento do doente pós-evacuação sanitária, aquando do regresso ao país de origem. 

20150324 161004

 20150324 161222

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail