Embaixada de Portugal em Cabo Verde

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Conferência Nacional sobre a Governança do Ensino Superior 2 de junho de 2015

Enquadrada nas Comemorações do 40º aniversário da Independência de Cabo Verde, realizou-se no passado dia 2 de junho nesta capital a Conferência Nacional sobre a Governança do Ensino Superior - iniciativa que foi dinamizada pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde (MESCI).  

A Conferência teve como “preâmbulo” o lançamento e apresentação do livro “Legislação do Ensino Superior – Traços de uma Reforma”, cuja organização é da autoria do Prof. Doutor Pedro Lourtie e da Dra. Feliciana Cardoso. A obra em apreço constitui uma compilação dos diplomas legislativos estruturantes do Ensino Superior (ES), procurando espelhar a reforma do quadro jurídico que vem sendo edificada desde 2006, com o apoio técnico e financeiro da Cooperação Portuguesa.

A cerimónia de abertura foi copresidida por S. Exa. o Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação, Prof. Doutor António Correia e Silva, S. Exa. o Embaixador de Portugal na Cidade da Praia, Dr. Bernardo de Lucena e o Magnífico Reitor da Universidade do Mindelo e Coordenador do Núcleo dinamizador da criação do Conselho de Reitores, Prof. Doutor Albertino Graça. O evento contou ainda com as ilustres presenças de S. Exa. a Ministra da Educação e Desporto, Dra. Fernanda Marques, de S. Exa. o Embaixador da França, Dr. Philippe Barbry e da Senhora Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO, Dra. Glória Ribeiro.

Com o propósito de fomentar um momento de reflexão e partilha de ideias sobre a Governança do Ensino Superior para através desta garantir o progresso social e económico de Cabo Verde, a Conferência compreendeu quatro painéis: i) o “Ensino Superior em Números”, pelo Conferencista Dr. Emanuel Borges do MESCI; ii) a “Governança do ES: Modelos e Práticas”, pela Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, Prof. Doutora Margarida Mano; iii) “Financiamento do ES: Estratégias e tendências”, pela Professora da Universidade de Lisboa e Presidente da Associação Fórum de Gestão do Ensino Superior nos PALOP (FORGES) – Professora Luísa Cerdeira e iv) a “Qualidade e a relevância do ES”, pelo Diretor-Geral do Ensino Superior, Dr. José Mário Correia.

De realçar ainda a presença e participação da Magnífica Reitora da UNI-CV, Prof. Doutora Judite do Nascimento, do Magnífico Reitor da UNICA, Prof. Doutor Dario Dantas dos Reis, do Presidente do Instituto Universitário de Educação, Professor Florenço Varela, do Presidente do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, Professor Rui Franganito, do Prof. Doutor Corsino Tolentino e do Presidente da Associação de Jovens Investigadores de Cabo Verde (AJIC) – Professor Vladimir Ferreira, aos quais coube a tarefa de moderar e sumariar as diferentes apresentações efetuadas, bem como de estimular o debate, entre conferencistas e participantes, no seguimento dos conteúdos proferidos e apresentados nos diferentes painéis.

Outras notícias sobre o evento:

http://www.asemana.publ.cv/spip.php?article110370

http://www.jsn.com.cv/nacional/3461-cidade-da-praia-acolhe-conferencia-nacional-sobre-a-governanca-do-ensino-superior.html

http://www.avoz.cv/sociedade/especialistas-analisam-ensino-superior-nacional/

http://www.panapress.com/Taxa-de-escolarizacao-do-ensino-superior-atinge-24--em-Cabo-Verde--3-630439230-51-lang4-index.html

http://www.sapo.pt/noticias/desafios-no-ensino-superior-em-cabo-verde-sao_556dc874e40761bb7b8e4e1d

http://rtc.cv/index.php?paginas=21&id_cod=10605

http://www.rtp.pt/rdpafrica/?t=Desafios-no-Ensino-Superior-em-Cabo-Verde-sao-ainda-muitos---admite-ministro.rtp&article=4054&visual=6&layout=14&headline=16&tm=10

http://rtc.cv/index.php?paginas=13&id_cod=41409 (Vídeo)

http://www.rtp.pt/play/p1236/e197119/reporter-africa-2-edicao  (Vídeo - ao minuto 15.11#)

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail