Embaixada de Portugal em Cabo Verde

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Workshop sobre “O envolvimento do setor privado das energias renováveis em Cabo Verde: Oportunidades e desafios”

Decorreu no passado dia 14 de Outubro, no Centro para as Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) da Cidade da Praia, o Workshop sobre “O envolvimento do setor privado das energias renováveis em Cabo Verde: Oportunidades e desafios”- iniciativa que foi promovida pela Associação Lusófona para as Energias Renováveis (ALER) em estreita parceria com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços do Sotavento.

O objetivo do evento consistiu essencialmente na apresentação das iniciativas desenvolvidas pela ALER, entre as quais o Diretório de Contatos mereceu especial destaque. Trata-se de uma plataforma online que pretende congregar todos os stakeholders do setor das energias renováveis nos países lusófonos. De registar que Cabo Verde já conta com mais de 100 entidades inscritas.

O evento serviu igualmente para partilhar as principais conclusões decorrentes da realização do inquérito “Perspetivas de Desenvolvimento das Energias Renováveis em Cabo Verde” – exercício desenvolvido pela ALER e que teve como objetivo de aferir as perspetivas, necessidades e expetativas dos vários atores do setor das energias renováveis em Cabo Verde, em particular os do setor privado.

Das conclusões que foram avançadas pela Diretora Executiva da ALER, Isabel Cancela de Abreu, as principais barreiras a um desenvolvimento mais célere e eficiente das Energias Renováveis em Cabo Verde residem na dimensão reduzida do mercado, na ausência de regulação do setor, na dificuldade de obtenção de financiamento, na deficiente operacionalização das políticas setoriais em vigor, assim como na regulamentação do acesso à rede. 

Confirmando o real interesse que o assunto suscita, registou-se a participação do Diretor-Geral da Energia, bem como de representantes da ELECTRA e de outras empresas do setor privado, como sejam a Cabeólica e a Lobosolar. O evento contou também com a presença de empresários alemães que se deslocaram a este país no âmbito do Iº Simpósio Germano-Cabo-verdiano de Energia, que teve lugar no passado dia 13.

Para informações adicionais sobre a ALER e as iniciativas por esta desenvolvidas, convidamo-lo a consultar o link: www.aler-renovaveis.org 

Foto 1 1Foto 2 1

 

Praia, 19 de outubro de 2015

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail