Embaixada de Portugal em Cabo Verde

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Encerramento do 1.º Curso de Investigação Criminal destinado a efetivos da Polícia Nacional de Cabo Verde

No âmbito do Programa de Cooperação Técnico-Policial que Portugal e Cabo Verde mantêm desde 2007, e mais concretamente no quadro do Programa Adicional acordado para 2015, assistiu-se, no passado dia 13 de novembro, nas instalações do Centro de Formação da Polícia Nacional, ao encerramento do 1.º Curso de Investigação Criminal.

A cerimónia de encerramento do Curso foi presidida por S. Ex.ª a Ministra da Administração Interna de Cabo Verde, Dr.ª. Marisa Morais e, contou com a participação de S. Ex.ª o Embaixador de Portugal na Cidade da Praia, Dr. Bernardo de Lucena, bem como com a presença do Oficial de Ligação do Ministério da Administração Interna de Portugal em Cabo Verde, Superintendente Luís Viana, do Diretor Nacional da Polícia Nacional de Cabo Verde, Superintendente-Geral João Domingos Baptista Gomes de Pina, do Procurador-Geral da República de Cabo Verde, Dr. Óscar Silva dos Reis Tavares, Dr. Natalino Correia, Coordenador de Investigação Criminal da polícia Judiciária, em representação do Diretor Nacional da Polícia Judiciária, da Diretora-Geral da Administração Interna, Dr.ª Cilá Russo, entre outras entidades.

Organizado e ministrado por 3 formadores da Polícia de Segurança Pública de Portugal, o 1.º Curso de Investigação Criminal teve a duração de 4 semanas (de 22 de outubro a 13 de novembro), compreendeu 120 horas de formação e teve como destinatários 20 efetivos do Comando Regional da Praia, da Polícia Nacional de Cabo Verde, os quais já colocados em unidades policiais com competência em investigação criminal.

O Curso incluiu, com a colaboração da Polícia Judiciária de Cabo Verde, uma palestra e uma visita ao Laboratório de Polícia Científica, bem como uma conferência promovida pela Procuradoria-Geral da República de Cabo Verde.

Na cerimónia de encerramento do Curso, além da entrega dos certificados aos 20 formandos que concluíram com sucesso a formação ministrada, foram proferidas alocuções alusivas por S. Ex.ª a Ministra da Administração Interna, por S. Ex.ª o Embaixador de Portugal na Cidade da Praia e pelo Diretor Nacional da Polícia Nacional.

DSC00789aDSC00796a

 

Praia, 16 de novembro de 2015

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail