Embaixada de Portugal em Cabo Verde

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Capacitação do Tribunal de Contas de Cabo Verde - Ação de Formação em “Técnicas de Redação para melhorar a legibilidade dos documentos do Tribunal de Contas”

No passado dia 25 de novembro de 2015, no quadro da relação de cooperação existente entre o Camões, I.P. e o Tribunal de Contas de Cabo Verde (TCCV), realizou-se a sessão de encerramento da ação de formação em “Técnicas de Redação para melhorar a legibilidade dos documentos do Tribunal de Contas” – atividade que integra o plano de trabalho em que se consubstancia o “Projeto de Apoio à Cooperação Técnica e Cultural para o reforço do Controlo e Fiscalização da Utilização dos Recursos Públicos”.

Orçado em 39.551 €, o Projeto em apreço teve o seu início em junho de 2014 e encontrava-se orientado para a implementação e ações relevantes no contexto da capacitação contínua dos recursos humanos do TCCV. Neste sentido, o plano de atividades acordado compreendeu a realização de diferentes ações de formação e de assistência técnica, bem como de visitas exploratórias ao Tribunal de Contas de Portugal para troca de experiências, partilha e sistematização de boas práticas.

Resultante da importância extrema que o TCCV atribui à necessidade de melhorar a qualidade da informação produzida pela instituição e, por conseguinte, reforçar a comunicação interna e externa da mesma, a ação de formação em apreço teve como objetivo introduzir técnicas de escrita profissional clara, simples, eficiente e eficaz que tenha em devida conta a natureza do documento e o seu destinatário, bem como os princípios que devem ser respeitados na estruturação de relatos de fiscalização e de auditoria de modo a que os respetivos resultados sejam sistematizados e comunicados de forma fundamentada, precisa e esclarecedora.

Com a carga horária total de 40 horas, a formação foi ministrada a 15 dirigentes, coordenadores, auditores e técnicos do TCCV.

Praia, 26 de novembro de 2015

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail