Embaixada de Portugal em Cabo Verde

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Apresentação de Resultados do Programa Curricular de Empreendedorismo no Ensino Secundário

O Auditório do Centro Cultural Português desta Embaixada acolheu no passado dia 2 de dezembro a sessão de apresentação e discussão públicas dos resultados alcançados no quadro da implementação do “Programa Curricular de Empreendedorismo no Ensino Secundário Geral e Técnico” – iniciativa que é desenvolvida ao abrigo da parceria triangular estabelecida entre o Ministério da Educação e Desporto de Cabo Verde e a ONUDI – Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Implementado em regime piloto, o Programa em apreço objetiva a introdução da lecionação da disciplina de Empreendedorismo em 12 das 50 escolas secundárias existentes em Cabo Verde, localizadas em 6 ilhas do arquipélago – 3 do Barlavento (Santo Antão, São Vicente, Sal) e 3 do Sotavento (Boavista, Maio e Santiago). Desde a sua introdução, no contexto do ano letivo 2014/2015, o Programa já assegurou a formação de cerca de 219 professores e dirigentes e beneficiou cerca de 5.863 alunos do 9º, 10º e 12ºanos de escolaridade.

S. Exa. a Ministra de Educação e Desporto, Dra. Fernanda Marques, presidiu à cerimónia de abertura do evento em apreço, o qual também contou com a participação do Senhor Embaixador de Portugal, Dr. Bernardo de Lucena, e do Coordenador Nacional da ONUDI. O evento beneficiou ainda da presença do Presidente da Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação, da Diretora Nacional de Educação, da Secretária Executiva da Comissão Nacional a UNESCO, bem como representantes de outras instituições parceiras nacionais e internacionais.

Neste contexto, e no quadro do referido evento, assistiu-se ainda à assinatura de um Protocolo entre o Ministério da Educação e Desporto e a Caixa Económica de Cabo Verde – instrumento que, no âmbito do Programa em apreço, pretende enquadrar a conceção e implementação de produtos financeiros mais ajustados ao empreendedorismo juvenil. 

 

20151202 091937

20151202 092405

Praia, 3 de dezembro de 2015

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail