Embaixada de Portugal em Cabo Verde

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Visita Oficial de Sua Excelência o Primeiro-Ministro da República Portuguesa a Cabo Verde

Programa Estratégico de Cooperação 2016-2020

Assinatura do Memorando de Entendimento

 No quadro da Visita Oficial que Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Portugal, Dr. António Costa, efetuou a Cabo Verde nos passados dias 19 e 20 de janeiro, assistiu-se no passado dia 19 à assinatura do Memorando de Entendimento do Programa Estratégico de Cooperação (PEC) para o quinquénio 2016-2020.

Celebrado entre os dois Governos, representados por S. Exa. o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Dr. Augusto Santos Silva e S. Exa. o Ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Dr. Jorge Tolentino, o Memorando de Entendimento reafirma e consolida as relações de cooperação existentes entre ambos os países, tendo estes comummente definido como eixos prioritários do novo Programa: i) a Governação, Estado de Direito e Direitos Humanos e ii) o Desenvolvimento Humano e Bens Públicos Globais.

Neste contexto, as atividades a desenvolver no quadro do PEC 2016/2020 serão orientadas para a consolidação dos esforços e investimentos, nomeadamente pela via da capacitação e formação, nas áreas do i) Reforço Institucional, ii) da Segurança, iii) da Educação, Ciência e Inovação, iv) dos Assuntos Sociais, v) da Saúde e vi) da Cultura. Complementarmente, particular atenção continuará a ser prestada à cooperação económica-empresarial e os assuntos relativos à economia marítima e alterações climáticas.

 20160119 120255

Praia, 22 de janeiro de 2016

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail