Embaixada de Portugal em Cabo Verde

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Governo de Cabo Verde condecora personalidades portuguesas com o Primeiro Grau da Medalha de Mérito Educativo

No passado dia 19 de abril, presidiu Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, naquele que constituiu o seu último ato público enquanto Chefe do Governo cabo-verdiano, à cerimónia de condecoração de personalidades estrangeiras, entre as quais se encontram três portuguesas, com o Primeiro Grau da Medalha de Mérito Educativo.

Com efeito, e como se lê no Despacho n.º 42/2016 de 18 de abril, considerou o “Governo que é salutar destacar e enaltecer publicamente todos aqueles que, com dedicação, empenho, comprometimento, elevado grau de responsabilidade e brio profissional, contribuíram de forma decisiva para a consolidação e melhoria da Inovação, Ensino Superior e Investigação Científica em Cabo Verde”.

Neste contexto, foram galardoadas as seguintes personalidades e instituições:

  • Professor Doutor Basílio Valadares Hernández, do Instituto das Enfermedades Tropicales da Universidade de Laguna;
  • Professor Doutor Fernando de Jesus Regateiro, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra;
  • Professor Doutor José Gómez Soliño, da Universidade La Laguna Tenerife;
  • Professor Doutor Pedro Manuel Gonçalves Lourtie, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa;
  • Professora Doutora Joana Gonçalves de Sá, do Instituto Gulbenkian da Ciência;
  • Professor Doutor Stefan Oschmannm, da empresa alemã MERCK.

Orgulha-se esta Embaixada pela homenagem rendida às três individualidades portuguesas que, no contexto da longa, frutífera e muito dinâmica relação de cooperação existente entre Portugal e Cabo Verde, têm assegurado um contributo inestimável para a boa afirmação do nome e imagem de Portugal.

Assim, apraz-nos realçar a excelência do trabalho desenvolvido pelas referidas individualidades, nomeadamente em sede de:

  1. Professor Doutor Fernando de Jesus Regateiro, na conceção, viabilização e implementação, no ano letivo 2015/2016, da abertura do Curso de Medicina a decorrer na Universidade de Cabo Verde;
  2. Professor Doutor Pedro Manuel Gonçalves Lourtie, no quadro da reforma e consolidação do subsistema do Ensino Superior em Cabo Verde;
  3. Professora Doutora Joana Gonçalves de Sá, no âmbito da conceção e operacionalização da Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento (PGCD), programa doutoral sedeado em Cabo Verde e destinado a estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e de Timor-Leste.

Foto1Foto2

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail