Embaixada de Portugal em Cabo Verde

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Elaboração e atualização de Protocolos Nacionais Uniformizados sobre os Cuidados Obstétricos e Neonatais

 

No quadro do Programa Nacional de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher e do Homem, a Cidade da Praia acolhe, entre 23 e 27 de agosto, um encontro de profissionais de Saúde que trabalhará na elaboração e atualização de Protocolos Nacionais Uniformizados sobre os Cuidados Obstétricos e Neonatais.

O referido encontro constitui a segunda etapa do trabalho iniciado em agosto de 2015 e que então resultou na formação de 20 formadores que, por sua vez, asseguraram a capacitação técnica de 153 enfermeiros e técnicos Saúde – número que corresponde a cerca de 80% dos profissionais que atendem a partos em Cabo Verde. 

Com efeito, a melhoria da qualidade do atendimento e dos serviços prestados nas áreas de obstetrícia e neonatalogia constitui uma prioridade nacional, beneficiando o Ministério da Saúde e da Segurança Social de Cabo Verde do apoio financeiro do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na concretização de mais esta iniciativa. A Cooperação Portuguesa é igualmente parceira nesta atividade, por via da assistência técnica que é assegurada pelo Dr. Joaquim Neves, médico especialista em obstetrícia e ginecologia do Hospital de Santa Maria, e pela Enfermeira Maria João Silva, do Centro de Saúde de Loures/Odivelas.

Foto 2Foto 1

Fotos cedidas pelo Ministério da Saúde e Segurança Social

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail