Embaixada de Portugal em Cabo Verde

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos” visita Cabo Verde

Entre os passados dias 1 a 5 de setembro deslocou-se a esta capital o titular da Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”, Prof. Doutor João Paulo Oliveira e Costa, que se fez acompanhar de outros dois elementos da sua equipa, a Prof.ª Cristina Brito e o Prof. José Bettencourt – missão em apreço teve como objetivo central sensibilizar e mobilizar as competentes autoridades cabo-verdianas para participarem direta e ativamente na dinamização da referida Cátedra.

Atribuída pela UNESCO em dezembro de 2015 à Universidade Nova de Lisboa (através do Centro de História d’Aquém e d’Além Mar), a Cátedra “O Património Cultural dos Oceanos” visa o desenvolvimento de uma rede inovadora de instituições e investigadores nas áreas do património cultural, da história marítima e da história ambiental marinha, em particular do património marítimo e subaquático, à luz da Convenção de 2001 da UNESCO sobre a Proteção do Património Cultural Subaquático.

Tendo presente os objetivos que sustentaram a criação daquela Cátedra, bem como as dimensões de investigação e formação que a mesma integra, o programa de trabalhos contemplou encontros com i) S. Exa. a Ministra da Educação de Cabo Verde (na qualidade de Presidente da Comissão Nacional da UNESCO), ii) S. Exa. o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, bem como com iii) o Senhor Presidente do Conselho de Administração do Instituto do Património Cultural e com iv) a Magnífica Reitora da Universidade de Cabo Verde e demais elementos que integram a sua equipa.

Complementarmente, foram realizadas visitas à Cidade Velha, ao Tarrafal e aos principais sítios de interesse cultural/arqueológico na Cidade da Praia.

Foto catedraUNESCO

Foto cedida pelo Governo de Cabo Verde

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail